15 junho, 2013

Inverno brasileiro

Foto: UOL Notícias
Do blogue Arte da Hipocrisia

Desde 18 de dezembro de 2010 o mundo ouve falar sobre a Primavera Árabe, a famosa onda revolucionária no Oriente Médio. Hoje, o Brasil é palco de uma “marolinha” revolucionária que aos poucos ganha repercussão nas mídias sociais e tende a torna-se um tsunami. Este movimento possui diversas semelhanças com aquele, entre elas, a propagação na internet e a censura na televisão. O povo saiu da insatisfação e foi às ruas.

Censura na televisão? Sim! A maneira como ela aborda o tema é completamente tendenciosa e manipuladora das massas. Aqueles que estão longe do movimento, longe do debate político e principalmente da consciencia política, são alienados por um meio de comunicação que defende interesses dos partidos políticos e seus respectivos governantes. A imagem relatada ao país é aquela que mostra os “vândalos” e “desocupados” que destroem o bem público por causa de um MISERO aumento de 20 CENTAVOS no transporte público.

Se você é um desses que acreditou e caiu na arapuca da mídia, calme, continue lendo esse texto. Os míseros 20 centavos de aumento não foi a causa dos protestos, mas sim, o estopim de uma população insatisfeita com o transporte público do Estado de São Paulo, onde as estações e vagões de metrô estão saturadas, com pouca manutenção e que não são suficientes para atender aqueles que necessitam dessa para sobreviver. A vida na metrópole torna-se ainda mais estressante com tal saturação e o governo ao invés de minimizar e investir na melhoria do sistema de transporte, resolve aumentar tarifas do transporte público ao mesmo tempo em que destina maior parte dos investimentos à melhoria do trânsito de carros particulares. Ou seja, o governo tira dos mais necessitados e dá aos burgueses paulistas.

O movimento tomou proporções de guerra civil em meio a metrópole do país! Os protestos, inicialmente pacíficos, tomaram proporções violentas a partir do momento que o despreparo da força policial gerou pequenos incidentes que se transformaram em confrontos entre PM`s, estudantes, jornalistas e cidadãos que passavam pelo local. Essa péssima atuação da força policial passou a ser relatada quando esses atingiram jornalistas que exerciam sua profissão em meio ao caos. Foram vários os casos que circulam nos principais jornais do Estado e nas redes sociais. Tal despreparo é observado pela massiva opressão dos participantes do movimento que pediam “abaixo à violência” e jogavam flores ao mesmo tempo que recebiam balas de borracha e gás lacrimogênio com prazo de validade ultrapassado. No outro movimento, PM`s receberam ordens para prender aqueles que detinham VINAGRE! (Vinagre: Arma perigosa, vendida em supermercados, possível ingrediente de uma bomba atômica.)

Os absurdos são maiores, os erros policiais são recorrentes, os políticos se omitem e criticam o movimento. O que chega à maior parte da população é manipulado e tendencioso. Mas em oposição, o povo brasileiro com consciência política, os estudantes, os intelectuais, os trabalhadores, unem-se por meio das redes sociais e organizam novos movimentos e de maiores proporções. A parte consciente da população aderiu ao “inverno brasileiro” e aproveita o movimento oportuno para se expressar em vários estados do Brasil. Aqueles que sempre estiveram insatisfeitos – com a corrupção, com a ditadura populista disfarçada do governo que surgiu da luta de classes do ABC paulista, com a hipocrisia do país que investe bilhões na copa – saíram às ruas para lutar por direitos! É hora da população sair do conforto do sofá e ir à luta em prol de medidas mais efetivas e menos paliativas.

Um Hipócrita.

contato: artedahipocrisia@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário